

Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil da Associação Académica de Coimbra
PROF. DOUTOR
DAVID TABORDA
O Doutor Taborda formou-se com elevado sucesso em Engenharia Civil na Universidade de Coimbra em 2004. Durante o seu último ano de estudos, juntou-se ao Laboratório de Geotécnia do Departamento de Engenharia Civil onde participou activamente em pesquisa científica e acções de consultadoria durante mais de 2 anos, incluindo uma passagem durante 6 meses pela empresa de projecto Figueiredo Ferraz, Sao Paulo, Brasil. Ingressou então no Imperial College London para tirar o seu Doutoramento em Mecanica dos Solos com a tese intitulada “Development of Constitutive Models for Application in Soil Dynamics”. Em finais de 2010 ingressou na empresa Geotechnical Consulting Group (GCG), Londres, Reino Unido, como Engenheiro Geotécnico, participando na modelação numérica de diferentes projectos de engenharia envolvendo interacção solo-estrutura. Em Agosto de 2010, foi nomeado Lecturer no Imperial College London, considerada recentemente pelo QS World Rankings como melhor instituição de ensino superior de Engenharia Civil a nível mundial, desenvolvendo investigação em modelação numerica do comportamento do solo e energia geotérmica.
PROF. DOUTOR
ÁLVARO MAIA SÊCO
Licenciado em Engenharia Civil na área de Estruturas pela Universidade de Coimbra, tornou-se Mestre pela Universidade do Porto, tirando o seu Doutoramento em Transportes pela Universidade de Leeds, Reino Unido. Professor Associado no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, é co-regente das disciplinas de Vias de Comunicação I e de Engenharia de Tráfego do Mestrado Integrado em Engenharia Civil da UC, tendo sido regente ou co-regente ao longo dos anos de disciplinas de diversos Mestrados e Programas Doutorais de Universidades Portuguesas.
Orientou várias dissertações de Doutoramento concluídas com êxito desde 2004 na área da Engenharia dos Transportes, agindo como coordenador da participação da Universidade Coimbra em projetos de investigação nacionais e comunitários. É ainda autor ou coautor de variados artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, bem como de artigos apresentados em diferentes conferências nacionais e internacionais.
Presidente do Conselho de Administração da Metro Mondego S.A. no período 2007-2010, foi ainda Vereador da Câmara Municipal de Coimbra no período 2009-2012.
É responsável por diversos Estudos de Tráfego e Mobilidade, nomeadamente de Viseu, Leiria, Setúbal e Coimbra.
PROF. DOUTOR RAIMUNDO MENDES DA SILVA
José António Raimundo Mendes da Silva é licenciado em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra (1983), Mestre em “Construção de Edifícios” pela Universidade do Porto (1990) e Doutor em Engenharia Civil, pela Universidade de Coimbra (1999).
É docente do DEC-FCTUC no domínios da Reabilitação não Estrutural e da Tecnologia das Construções (que também lecciona no DARQ-FCTUC). Orientou e orienta diversos trabalhos de investigação nestes domínios e é autor de diversas publicações científicas e pedagógicas.
Integra a equipa de coordenação científica da Universidade de Coimbra para o Plano de Reabilitação Social e Urbana da Baixa de Coimbra. É membro do conselho redactorial do Grupo de Patologia e Reabilitação PATORREB, criado no seio da FEUP.
De 2002 a 2011, foi Pró-Reitor nas áreas das infraestruturas, segurança e ambiente da Universidade de Coimbra.Durante dez anos participou na coordenação da candidatura a Património Mundial da UNESCO "Universidade de Coimbra, Alta e Sofia", aprovada no Camboja 22 de Junho de 2013 na Assembleia do Comité do Património Mundial, onde esteve do primeiro ao último minuto.



JOSÉ CARVALHO BASTOS
Natural do Porto (1954), licenciou-se em Engenharia Civil na opção de Estruturas na Faculdade de Engenharia do Porto em 1977. Iniciou a actividade profissional na EDP em 1979, sempre na área de projecto e construção de aproveitamentos hidroeléctricos. Estes 35 anos ao serviço da EDP repartem-se por 19 anos de presença em obra e 16 anos em vários departamentos da área de "Equipamento Hidráulico" da empresa, sediados no Porto. Esteve presente no Estaleiro do Alqueva - Rio Guadiana (1979/1980), Estaleiro do Torrão - Rio Tâmega (1981/1992), Direcção de Estudos Gerais (1992/2002), Estaleiros de Alqueva e Edrógão - Rio Guadiana (2002/2006), Estaleiro do reforço de potência de Picote - Rio Douro (2007/2009), estando actualmente no Estaleiro do Baixo Sabor - Rio Sabor (2010-2014).

DOUTOR RUI RODRIGUES
O Dr. Rui José Raposo Rodrigues, natural de Lisboa (1960), licenciou-se em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico em 1982, e doutorou-se posteriormente em Hidráulica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1996.Iniciou a sua carreira profissional com uma breve passagem, como Investigador Auxiliar no LNEC, tendo rapidamente transitado para o INAG onde se manteve em funções entre julho de 1996 e 2012, como Chefe da Divisão de Recursos Superficiais e Diretor dos Serviços de Recursos Hídricos, em acumulação, desde fevereiro de 2012, com o cargo de Diretor do Departamento de Planeamento e Gestão do Domínio Hídrico do ex-INAG (em fusão com a APA). Actualmente, é regente das cadeiras de Recursos Hídricos, da Licenciatura em Engenharia da Protecção Civil, e de Fenómenos Extremos em Bacias Hidrográficas, do Mestrado em Riscos e Protecção Civil, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ocupando conjuntamente, desde abril de 2013, o cargo de Diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Agência Portuguesa do Ambiente (APA, I.P.)Para além do seu percurso académico e profissional, é também de destacar que o Dr. Rui Rodrigues foi o vencedor do 1º Prémio Descarte 1997 do Instituto de Informática para “Disponibilização de Informação sobre Recursos Hídricos via INTERNET” e é Perito Nacional designado para diversas instâncias Internacionais (EU, UNESCO, UN/ECE, IAHS) no domínio das cheias, secas/desertificação, política da água e mudanças climáticas.

LUÍS TAVARES DE PINA
Licenciado em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico em 2001. Iniciou a carreira profissional no Departamento de Estruturas da COBA, onde participou em vários projetos, nomeadamente no cálculo de estações subterrâneas do metro do Porto. Em 2005 inicia o percurso internacional com a Mota-Engil em Angola e posteriormente na Irlanda com a Somague, onde esteve na Direção de Obra do metro de Dublin e da auto-estrada M7. Em 2011 termina o Lisbon MBA (Nova | Católica| MIT) após o qual integra a equipa de Consultoria da Deloitte em Portugal e Angola. Atualmente exerce o cargo de Diretor Adjunto da Unidade de Negócios Estruturados para África, Europa e Ásia na Zagope/ Andrade Gutierrez.

ENG. NUNO TEIXEIRA
Licenciou-se em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto no ano de 1987. Integrou a equipa da Somague Engenharia entre o ano de 1989 e 2000, onde esteve a exercer funções de produção em obra de diversos tipos. Nos anos 2000 e 2001 colaborou na empresa Pavicentro. Após esta passagem, esteve ligado à equipa da Monte-Adriano (2001-2007), sendo Director de Construção do Lusitânea, ACE, responsável pelas obras de transformação do IP5 em A25. Desde 2007 encontra-se na Mota-Engil como Diretor de uma obra rodoviária na Republica da Irlanda e Administrador da Área de Construção do Pinhal, ACE, responsável pela execução das obras da Concessão do Pinhal Interior.
